Conheça a família
O Retiro do Camponês conta a história desta família de agricultores, apaixonada pela cozinha e pessoas. Os ingredientes perfeitos para que Teresa e João se tivessem aventurado a criarem nas cavalariças de sua casa um café de petiscos que rapidamente se transformou em restaurante. Criativos e empreendedores foram dando forma a este espaço, inovando, acrescentando, mantendo o traço rústico, neste restaurante tradicional com uma cozinha de produtos locais de qualidade algarvios.
21 anos de restaurante e 5 filhos contam a história deste casal apaixonado pela cozinha e a arte de bem receber. A tradição que une a família e as raízes que se querem espalhadas contagiaram o João, o Zé e a Catarina a continuarem a investir no legado da família e a apaixonarem-se também por este modo de viver.
A essência do Algarve e do campo é transportada para a mesa através dos sabores, cheiros e texturas numa viagem de retorno às raízes das gerações dos avós, com um toque de requinte e de detalhe no acabamento de cada prato com a assinatura da Teresa.
Teresa
A cozinheira, a mãe, as raízes
A paixão por cozinhar, por recuperar a tradição, os sabores e refinar o paladar dos pratos juntamente com o convívio com as pessoas é o que a move para continuar.
“O saber da vida são as histórias que se dão e recebem” e é nesta troca que também vai acrescentando e aperfeiçoando a alquimia dos pratos que cozinha com amor e carinho que confortam os estômagos, preenchem os sentidos de sensações deliciosas e deixam a marca de um sorriso.
João
O mediador entre a cozinha e a sala, o irmão mais velho, o tronco
O privilégio de participar em todas as frentes, desde a selecção e compra do produto à sua preparação, ao corte, tempero assistir ao processo de transformação, controlar o serviço até chegar à mesa. É estar presente. É conhecer o produto, seleccionar, preparar, provar, servir e conhecer pessoas.
Zé
a coordenação e inovação, o irmão do meio
A arte de bem receber é a dança que acontece entre servir o cliente e perceber os diferentes ritmos que vão comandar os passos entre as pausas e os avanços. Entre os diálogos e os silêncios, para que se sinta em casa, confortável no ambiente perfeito. E entre o servir à mesa, o gosto pela cozinha vai coordenando e desenhando e antevendo os passos seguintes.
Catarina
Apoio no serviço às mesas nos tempos livres, a irmã mais nova
“É aqui que a família se encontra, a união perfeita entre o trabalho e a família e onde o trabalho é satisfação”. Ali transpiram, correm, estão unidos, comunicam, cooperam.
O detalhe, a metodologia profissional pela melhoria contínua caracterizam-na. É o combustível que alimenta e que motiva os irmãos a querem dar o melhor de si.